Conceito de Animador Sociocultural
Um bom animador alicerça a sua intervenção numa formação sólida. Não é suficiente uma habilidade natural para dinamizar pessoas ou grupos: anima eficientemente quem adquiriu um conjunto de conhecimentos, quem desenvolveu alguns comportamentos e faz algumas opções metodológicas.
Faltanto esta formação, o animador pode cair facilmente no desânimo.
Tendo em atenção os objectivos a atingir e os conteúdos a apresentar, o animador escolhe, entre os diferentes tipos de métodos, aqueles que mais e melhor se adequam a uma acção em concreto.
In Jacinto Jardim - " O método da Animação"
O animador centra-se, acima de tudo, em quem tem de animar: a pessoa concreta, de uma determinada idade, numa situação existencial específica, com as suas expriências e interesses. Só depois se deve concentrar no que fazer e como fazer.
O método da animação valoriza a pessoa pelo que ela é realmente, aceitando-a incondicionalmente. O animador está aberto ao humano e ao serviço da maturidade. Mas ao mesmo tempo que o animador é sensível em relação aos outros, ele é humano a partir de si mesmo, assimilando atitudes fundamentais, tais como saber escutar, esperar.
Os animadores devem escolher o estilo de liderança que maximize as hipóteses de funcionalidade da acção. Os animadores mais eficazes são estilo de liderança que melhor se adeqúe às necessidades do grupo.
By Vitor Moreira